Publicado em 26 de abril de 2010

2011

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado Federal, Aécio Neves defendeu a organização das oposições para trabalhar em favor das medidas que o país aguarda há quase uma década. O ex-governador de Minas disse que o Brasil real é diferente do apresentado pela propaganda oficial do governo do PT e destacou que o país precisa de um “Choque de realidade”.

“O Brasil cor-de-rosa vendido pela propaganda política – apoiada por farta e difusa propaganda oficial – não se confirma na realidade. E nós vivemos no Brasil real. Por isso, cessadas as paixões da disputa eleitoral, o Brasil precisa, neste momento, de um choque de realidade que nos permita compreender corretamente a situação do país hoje.”


Aécio relatou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/11) que muda o rito das Medidas Provisórias (MP) no Congresso Nacional estabelecendo novos prazos para avaliação das medidas pelo Congresso e para aprovação, ou rejeição, das mesmas.


Aécio apresenta projetos para recompor perdas financeiras dos estados e municípios brasileiros e reduzir a concentração de recursos nas mãos da União.


Aécio passa a integrar a Frente Parlamentar pela Adoção, formada por parlamentares de diversos partidos com o objetivo de mobilizar entidades civis e órgãos públicos em torno de políticas e ações relacionadas à adoção de crianças e adolescentes no Brasil. Projetos de lei foram apresentados para desburocratizar os processos de adoção, entre eles o que garante a licença-maternidade de 120 dias para as mães e pais que adotarem crianças.


Aécio reforça no Congresso movimento BH quer Metrô com o objetivo de repudiar o descaso do governo federal em relação ao metrô de Belo Horizonte. O movimento reuniu lideranças políticas e comunitárias na capital mineira para criticar o abandono das obras do metrô, que completou 25 anos com apenas uma linha. 


Aécio prestou homenagem ao ex-presidente Itamar Franco falecido no dia 2 de julho de 2011.

“Itamar era a síntese daquilo que é mais relevante na vida pública: espírito público, com valores, princípios, ética. Nenhum homem público sintetizou de forma tão clara e definitiva o respeito ao próximo e ao dinheiro público. Fica uma imensa saudade do homem público e do amigo fraterno.”


Aécio destacou a importância para a população da boa gestão dos serviços públicos e afirmou que o PSDB vai propor nova agenda para o Brasil. 


Aécio Neves defendeu proposta que aumenta o valor da Compensação Financeira sobre a Exploração dos Recursos Minerais (CFEM) paga aos municípios mineradores. A correção no valor dos chamados royalties do minério é uma antiga reivindicação dos estados e municípios mineradores e está sendo discutida há mais de quatro anos pelo governo federal sem que haja uma decisão final.


Mais Biografia