Publicado em 5 de agosto de 2025

2023

Em pronunciamento na Câmara, Aécio condena homenagens do governo brasileiro ao ditador Nicolás Maduro, da Venezuela. “Não é possível fecharmos os olhos para o que acontece na Venezuela”, diz.


Aprovado, por unanimidade, o PL 2.958/05, de Aécio, que antecipa a pensão do INSS às famílias de desaparecidos em desastres, catástrofes ou acidentes. Importante amparo para sustento de filhos, pais e familiares de pessoas desaparecidas com morte presumida, a nova lei atendeu de imediato famílias das vítimas das tragédias de Mariana, Brumadinho e no RS.


Aécio declara apoio integral à principal reforma do sistema tributário brasileiro, aprovada após intenso debate na Câmara dos Deputados, com governadores, prefeitos e entidades da sociedade. Há mais de 30 anos, Aécio defendia a chamada “reforma das reformas”.


A 11ª Turma do TRF da 3ª Região absolveu Aécio Neves, de forma unânime, de falsas acusações feitas por Joesley Batista, beneficiado por um acordo de delação. Todos os desembargadores do TRF mantiveram a absolvição decidida antes pela Justiça em 1º grau e concordaram com o juiz de que a gravação feita por Joesley, em 2017, foi arquitetada para garantir benefícios ao delator.


Aécio é ovacionado por todos os presentes no encontro “Diálogos Tucanos”, em Brasília. Ele recebe um desagravo por parte do presidente nacional do PSDB, o governador Eduardo Leite, e das principais lideranças do partido. Leite chamou de “um calvário” o longo período em que Aécio respondeu ao processo baseado em falsas denúncias.


Em pronunciamento na tribuna do Senado, Aécio relembra momentos históricos vividos durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987. Deputado federal em seu primeiro mandato, ele participou ativamente dos debates e da aprovação da nova Carta, com novos direitos e garantias sociais para os brasileiros.


Aécio apresenta aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da ALMG, Tadeu Leite, proposta para negociação da dívida de MG junto à União. Ex-governador responsável pelo maior ajuste de contas do Estado, em 2004, Aécio se posiciona contrário à federalização da Cemig e da Copasa, pretendidas pelo governo Zema, e propõe novas bases para a negociação.


Aécio é eleito presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), órgão de formação política do PSDB. A aprovação do seu nome foi unânime.

PL de Aécio Neves torna obrigatório toda pessoa informar na Carteira de Identidade ou na CNH a opção sobre doação de órgãos e de tecidos após a morte, mantendo o consentimento final da família.


Mais Biografia